SEJAM BEM VINDOS!

Cansada, talvez seja a questão do momento


Meu Deus, como tem sido difícil lidar com esta perda...
Li em um blog uma carta que está sendo veiculada na internet, de uma enfermeira americana que perdeu seu bebê, o conteúdo desta carta é tão profundo, tão verdadeiro, que um dia colocarei pra vocês este post aqui no blog. Esta carta fala do mais profundo sentimento, por exemplo, de coisas que as pessoas nos dizem e que a gente está cansada de saber...
Bom, eu não estou aqui sendo ingrata com as palavras de apoio que venho recebendo, mas existem coisas que não devem ser ditas para uma pessoa que acaba e perder um bebê.
Eu queria muito ter aqui as palavras certas, o consolo adequado, mas quem sou eu, não tenho este poder, formação, ou sei lá o que. Tenho sim, companheirismo e compaixão, me compadeço com cada história que ouço no chat, que leio em outros blogs.... Sabe ter com quem dividir a dor é muito bom, mas vamos combinar, que só quem passa pela dor é que entende a profundidade da situação. Como uma amiga , também mamãe de anjo me disse ontem: _ que a gente corre o risco de estar ficando repetitiva!
Espero que eu esteja ajudando com minhas palavras, que não são embasadas por uma psicologia, mas são palavras de um profndo sentimento. Estou sim pesquisando, corro atrás de informações e vou postando, na medida do possivel. Um abraço!!!

OLIGOIDRÂMNIO: pouco liquido aminiótico

Essa palavra complicada significa que você está com menos líquido amniótico que o ideal dentro do útero. Quando acontece o contrário, o excesso de líquido amniótico é chamado de hidrâmnios ou polidrâmnio. A redução no líquido amniótico não é tão rara: cerca de 8 por cento das grávidas têm oligoidrâmnio em algum ponto da gestação, normalmente no terceiro trimestre.
Por que o líquido amniótico é importante?
O líquido amniótico envolve o bebê durante todo o seu desenvolvimento, dentro do saco amniótico, também conhecido como bolsa das águas. Ele serve para:

• Amortecer choques e movimentos bruscos.

• Impedir que o cordão umbilical seja comprimido, o que prejudicaria o fornecimento de oxigênio para o bebê.

• Manter uma temperatura constante dentro do útero.

• Proteger o bebê contra infecções.

• Permitir que o bebê se movimente, desenvolvendo os músculos e os ossos.

• Ajudar na formação do sistema digestivo e respiratório, já que o bebê "inspira" e "expira" o líquido, e o engole, eliminando-o na forma de urina.

Qual é a quantidade ideal de líquido?
O volume de líquido amniótico vai aumentando com o decorrer da gravidez, e costuma chegar à sua quantidade máxima por volta de 34 a 36 semanas de gravidez. Nessa altura, você tem entre 800 ml e 1 litro de líquido dentro do útero. Depois disso, o volume vai diminuindo aos poucos, até o bebê nascer.
Como dá para saber quanto líquido tem dentro da barriga?

Para medir a quantidade de líquido, é preciso fazer um ultra-som. Seu médico vai solicitar um se desconfiar de que a quantidade de líquido está abaixo da ideal. Veja alguns sinais de que isso pode estar ocorrendo:

• quando a mulher está perdendo líquido amniótico pela vagina

• quando o bebê está menor que o normal para a idade gestacional

• quando o médico consegue apalpar fácil o bebê pelo lado de fora da barriga

• quando a mulher não está sentindo o bebê mexer com frequência

• quando a mulher já teve outro filho que nasceu pequeno para a idade gestacional

• quando a mulher tem pressão alta

• quando a mulher está com diabete

• quando a mulher sofre de lúpus

Com a ultra-sonografia, dá para medir os bolsões de líquido em vários pontos do útero (o espaço entre o bebê e a parede uterina), e o especialista faz um cálculo que resulta no índice de líquido amniótico (ILA). No terceiro trimestre, o ILA deve estar entre 5 cm e 25 cm. Um índice abaixo de 7 cm é considerado sinal de alerta, e com menos de 5 cm pode fazer com que os médicos prefiram adiantar o parto.
O bebê corre riscos por eu estar com pouco líquido?
As consequências para o bebê dependem da causa da redução no líquido, e se a quantidade está mesmo muito pequena. Na maioria dos casos, o oligoidrâmnio é diagnosticado no terceiro trimestre e não exige nenhuma providência, só um acompanhamento um pouco mais atento da gravidez. A maior preocupação quando há redução no volume de líquido antes do terceiro trimestre é que o crescimento dos pulmões do bebê seja prejudicado. Por isso, é provável que você seja submetida a ultra-sonografias com mais frequência para acompanhar o desenvolvimento do seu filho. A possibilidade de parto prematuro é outra preocupação.
Pode ser, porém, que os médicos decidam que o bebê vai se desenvolver melhor fora do útero do que dentro, e resolvam antecipar o parto. É comum que, em casos de falta de líquido amniótico, o bebê esteja sentado, pois o líquido é que facilitaria a movimentação dentro do útero e o posicionamento de cabeça para baixo.
Por que o líquido diminui?
Nem sempre a causa do oligoidrâmnio é conhecida. A diminuição do volume das águas é mais observada nos meses de clima quente, por isso os especialistas acreditam que ela tenha relação com a desidratação materna. Dessa maneira, seu médico vai recomendar que você tome muito líquido. Repouso e banhos de imersão também costumam ser recomendados pelos obstetras.
Existem outras causas específicas para a redução no líquido, e cada uma tem seu próprio tratamento. Conheça as causas mais comuns:
Ruptura parcial da bolsa
Quando há uma pequena abertura na bolsa, o líquido pode escapar. Pode acontecer em qualquer ponto da gravidez, mas é muito mais frequente perto do final da gestação. Às vezes a abertura se fecha sozinha e o líquido pára de vazar (por exemplo, quando a perda de líquido acontece depois de uma amniocentese.
O maior perigo dessa ruptura parcial da bolsa, além do oligoidrâmnio, é a entrada de bactérias, que podem provocar uma infecção. Assim, seu médico estará mais atento para qualquer sinal de infecção.
Problemas na placenta
Pode ser que a placenta não esteja produzindo sangue e nutrientes em quantidade adequada para o desenvolvimento do bebê. Quando os bebês são pequenos, produzem menor quantidade de urina, por isso os níveis de líquido amniótico ficam baixos.
Anomalias no bebê
Quando o líquido fica abaixo do normal ainda no primeiro ou no segundo trimestre, pode ser que haja alguma malformação interferindo na produção de urina pelo bebê. O médico deve pedir um ultra-som detalhado para verificar o desenvolvimento dos rins do bebê e do trato urinário, além do coração.
Síndrome da transfusão feto-fetal
Quando a mulher está grávida de gêmeos idênticos e cada um tem sua própria bolsa, há entre 10 e 15 por cento de possibilidade de eles terem a síndrome da transfusão feto-fetal -- um bebê recebe mais sangue e nutrientes da placenta que o outro. Nesses casos, o gêmeo "doador" acaba ficando com menos líquido amniótico, enquanto o "receptor" fica com líquido em excesso.
Se você estiver grávida de gêmeos, terá que fazer ultra-sonografias com frequência para acompanhar os níveis de líquido amniótico e o desenvolvimento de cada bebê.
Medicamentos
Determinados remédios podem causar oligoidrâmnio. A medicação contra hipertensão à base de inibidores da enzima conversora da angiotensina (inibidores da ACE), por exemplo, afeta o funcionamento dos rins do bebê e deve ser evitada. Alguns remédios usados para combater a ameaça de parto prematuro também podem afetar os rins do bebê, assim como o ibuprofeno. Nunca use nenhum remédio na gravidez sem falar com o médico.

FONTE: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/complicacoes/oligoidramnio/


TALVEZ A MISSÃO SEJA AJUDAR COM O POUCO QUE SEI




Crie glitters aqui!


NÃO SEI QUASE NADA, MAS O POUCO QUE SEI VOU POSTAR AQUI, TALVEZ A MISSÃO SEJA AJUDAR AS MAMÃES, SEJA INFORMAR UM POUCO. QUE DEUS ABENÇOE TODAS VOCÊS

CUIDADO COM A GRAVIDEZ, FIQUE SEMPRE EM ALERTA!!


Queridas leitoras mamães ou não,que estiverem lendo este post, insisto, gravidez é coisa séria! Mesmo que nossas antepassadas nos contem histórias de que tiveram seus bebês em casa, sozinhas, que gravidez é coisa de mulher mesmo, normal, deixo aqui o meu apelo: "cuidem de suas barrigas", gravidez é coisa séria!!!
Não deixem de fazer o pré-natal, indaguem, perguntem, não dê sossego ao médico, qualquer coisa "anormal", diferente, vá correndo para o hospital. Quando sentirem alguma coisa e disserem: é normal, no final da gravidez é assim mesmo, digo: corram atrás de informação segura.
Como diz o último médico que me cuidou, (um santo homem), que é digno de ser chamado de médico, disse que o parto é apenas o desfecho de todo um processo cuidadoso, de vigilância durante a gravidez, de todo um cuidado...
Então queridas leitoras, fiquem em alerta, ao menor sinal, corram, pois um minuto pode ser muito em si tratando de salvar a vida de nossos bebês!!!!

COMO O TEMPO VEM PASSANDO


Quem passou pela perda de seu bebê sabe como é dificil. Tudo me lembra, sofro pela perda e pelos pensamentos de como seria se ele estivesse aqui. Mas cremos que um dia vamos nos reencontrar. Me compadeço pela dor de muitas mães que passarm por isto e não sou forte, estou vivendo cada dia, uma coisa de cada vez como todas devem estar fazendo.
Deus está no controle de tudo, esta fé é inabalavel...

SOFRIMENTO FETAL: PROCEDIMENTOS


0 diagnóstico do sofrimento fetal costuma basear-se nos dados fornecidos pela monitorização cardiotocográfica do parto, já que através deste procedimento consegue-se vigiar a reserva respiratória fetal, o que permite detectar uma evidente diminuição da frequência cardíaca do feto ou uma alteração da mesma em relação às contracções do útero. A am- nioscopia permite, em muitos casos, observar a expulsão de mecónio um sinal indicativo de sofrimento fetal. A análise de amostras de sangue do feto permite precisar a diminuição excessiva da concentração de oxigénio e o consequente aumento da acidez do sangue. Caso se comprove a existência de um quadro de sofrimento fetal, deve-se adoptar as medidas pertinentes para solucionar a causa, caso seja possível, ou proceder-se à finalização imediata do parto, antes que a situação provoque lesões irreversíveis no feto. O comportamento depende da origem e do momento em que se produz, pois caso ocorra antes do início do período de expulsão, deve-se recorrer a uma cesariana, enquanto que se ocorrer no período de expulsão pode-se acelerar a saída do feto através da utilização de instrumentos específicos.

SOFRIMENTO FETAL : CONSEQUÊNCIAS

As consequências do sofrimento fetal dependem da intensidade da diminuição da oxigenação do feto e da duração da mesma. Quando o problema é diagnosticado e solucionado rapidamente (por exemplo, acelerando-se o parto, através do recurso a uma cesariana), o feto costuma recuperar sem que se produzam complicações. Todavia, caso a situação se prolongue, o problema pode originar lesões irreversíveis em vários tecidos, sobretudo no nervoso, muito sensível à privação de oxigénio, provocando vários tipos de sequelas. Por vezes, o problema proporciona o desenvolvimento de lesões cerebrais difusas, não muito graves, que provocam problemas de comportamento e atraso no desenvolvimento psicomotor do bebé, enquanto que noutros casos origina lesões encefálicas mais graves e extensas com consequências tão graves como uma paralisia cerebral infantil, uma epilepsia ou um quadro de atraso mental. Para além disso, se se produzirem lesões encefálicas que afectem as funções vitais, podem provocar a morte do feto no decorrer do parto ou o falecimento do bebé poucas horas após o nascimento.

http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=777

SOFRIMENTO FETAL : CAUSAS


Causas

O sofrimento fetal pode ser originado por qualquer problema que implique uma diminuição da assimilação de oxigénio recebida pelo feto através da circulação placentária, uma situação que costuma ser acentuada ao longo do parto, devido à compressão dos vasos que irrigam a placenta pela musculatura uterina durante as contracções.

Por vezes, o problema é provocado por uma doença sofrida pela mãe que determina uma diminuição da concentração de oxigénio no seu sangue, como por exemplo uma anemia significativa, um problema respiratório ou uma cardiopatia, o que, consequentemente, origina uma pobre assimilação de oxigénio do feto. Noutros casos, trata-se de uma doença materna que provoca um défice da irrigação placentária e, por conseguinte, uma diminuição da oxigenação do feto, como por exemplo a hipertensão arterial ou a diabetes gestacional. Embora estes problemas não costumem ter repercussões evidentes na oxigenação do feto ao longo da evolução da gravidez, podem determinar uma insuficiência da mesma durante o parto, devido a um esforço materno ou quando são acompanhados por uma diminuição da irrigação placentária durante as contracções uterinas. Todavia, as repercussões que algumas complicações da gravidez podem ter sobre a oxigenação do feto são bem mais graves, pois podem proporcionar o aparecimento de graves hemorragias, sobretudo no momento do parto, como a placenta prévia e o descolamento prematuro da placenta, um problema que implica sempre, em maior ou menor grau, uma deterioração do funcionamento da placenta.

Para além disso, existem algumas causas de sofrimento fetal que apenas se evidenciam durante o próprio parto, tais como as alterações das contracções do útero, independentemente de serem excessivas (designando-se hiperdinamia), quando as contracções do útero são tão intensas e frequentes que provocam uma diminuição exagerada da assimilação de oxigénio para o feto, ou escassas (denominando-se hipodinamia), o que leva a que o trabalho de parto se prolongue demasiado. O sofrimento fetal pode igualmente ser provocado por posições anómalas do feto ou problemas como uma desproporção entre as dimensões da pélvis da mãe e o tamanho do feto, circunstâncias que dificultam o desenvolvimento do parto e o prolongam em excesso. Outras possíveis causas de sofrimento fetal são as anomalias do cordão umbilical, independentemente de se tratar de um prolapso ou de uma circular, que podem provocar uma interrupção da circulação sanguínea pelos vasos umbilicais.

SAM- SÍNDROME DE ASPIRAÇÃO MECONIAL


A palavra mecônio é derivada do grego meconium-arion, que significa '"semelhante ao ópio" e foi assim denominado por Aristóteles, pois acreditava que esta substância induzia o sono do feto durante a gestação.
O mecônio é um liquido viscoso esverdeado composto por secreções gastrointestinais, debris celulares, bile, suco pancreático, muco, sangue, lanugo deglutido e vernix.
A passagem de mecônio para o líquido amniótico intra-útero ( Líquido Amniótico Meconial - LAM ) poderá ser de pequena monta, causando um líquido amniótico tinto de mecônio ou em grande quantidade, constituindo um líquido amniótico espesso de mecônio ou "purê de ervilhas"'. A partir da presença de mecônio tinto ou espesso no liquido amniótico, o recém nascido pode apresentar problemas respiratórios relacionados com a presença desta substância nas vias aéreas: a Síndrome de Aspiração de Mecônio.
A incidência de líquido meconial é diretamente proporcional a idade gestacional, sendo rara antes de 34 semanas de gestação. A incidência é maior em crianças pequenas para a idade gestacional (PIG) e em fetos pós-maturos.
O líquido amniótico tinto de mecônio (LAM) é considerado como um indicativo de “stress” ( ou sofrimento fetal ), principalmente em vigência de hipóxia ou acidose. Assim, a eliminação de mecônio têm sido usada como um marcador de asfixia intra-útero. A hipótese é de que a asfixia intrauterina causa um aumento da peristaltismo intestinal e o relaxamento do esfincter anal,resultando na passagem de mecônio. A compressão da cabeça fetal ou do cordão umbilical (como na presença de oligodrâmios) pode levar a uma resposta vagal que induz à eliminação de mecônio.
A severidade da doença é diretamente relacionada com a quantidade e a consistência do mecônio. O resultado da obstrução das vias aéreas inferiores pode produzir sofrimento
respiratório com traquipnéia, cianose, retrações costais e intercostais em neonatos gravemente afetados. Obstrução parcial das vias aéreas pode levar ao pneumotórax e/'ou pneumomediastino. Os casos mais leves, que constituem a maioria, costumam melhorar em 48 horas. Nos casos mais graves, quando se torna necessária a ventilação mecânica, a mortalidade aumenta significativamente.
PREVENÇÃO DA PASSAGEM DE MECÔNIO IN UTERO:
Em todas as gestantes com evidência de insuficiência útero-placentária, esta indicado um teste não-stress, a determinação do PH do couro cabeludo. As gestações de alto risco incluem as mulheres com texemia ou hipertensão, as grandes fumantes, as portadoras de doenças crônicas, bem como o crescimento intra-uterino retardado e a pós-maturidade.
PREVENÇÃO DA ASPIRAÇÃO DE MECÔNIO:
A prevenção passa pelo bom manejo pré-natal e obstétrico, prevenindo as condições que levam à eliminação de mecônio in utero ou o sofrimento fetal.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Jussara de Azambuja Loch* Claudia S>P>Piccoli*, Elaine Motta*, Luz Panis*, Margareth R. Salerno*, Renato Machado Fiori**, Paulo R. Einloft
* Professores do Departamento de Pediatria – Faculdade de Medicina da PUCRS.
** Professor Títular. Coordenador da Pós-Graduação em Pediatria, PUCRS

*TEXTO RETIRADO DA INTERNET

ALTAR VIRTUAL


Encontrar uma forma de homenagear nosso anjinho, nosso filho amado, os esforços para mantè-lo sempre perto de nós é o que fazemos a cada suspiro a cada minuto de nossas vidas. Quando encontrei este "altar virtual" decidi logo colocar no blog, é a forma de fazer uma declaração de amor para nossos filhos. Acendam as velinhas sempre, elas se apagam em 7 dias. Visitem sempre, declare o amor que sentimos. A todas as mamães de anjos que declararam seu amor digo-lhes que vejo cada velinha e as incluo em minhas oraçoes. Deus se faz presente no meio de nós!!!

DIA DAS MÃES DE UMA MÃE DE ANJO!!


Seria então o meu primeiro dia das mães com meu filho... Ele não está aqui e digam o que quiserem eu acredito que ele está no céu. Amanha é o dia das mães e eu sou mãe sim, de um menino chamado Lucas, iluminado!!! Não está sendo fácil escrever, mas precisava... a dor da saudade, a falta que ele me faz... Não vivi nem um segundo com você meu amor, mas os 9 meses na minha barriga foram os melhores da minha vida. É por você que eu não perco as esperanças deste mundo e é por você que eu vou seguir em frente, mesmo que o meu coração esteja em pranto. A todas as mamães de anjos, sintam-se mães. Força sempre!!!!

SAUDADES ETERNAS MEU AMOR!!!!


OS NOVE MESES QUE VOCÊ ESTEVE COM A MAMÃE E COM O PAPAI FORAM OS MELHORES DIAS DAS NOSSAS VIDAS
DESCANSE EM PAZ MEU ANJO DE LUZ!!!!

NOVAS AMIGAS


COMO TEM SIDO DIFÍCIL VIVER SEM MEU AMORZINHO... PENSAVA QUE SÓ ACONTECEU COMIGO E NÃO, ENCONTREI O BLOG DA CECYLIA E LÁ TANTAS MAMÃES DE ANJO EU ENCONTREI, CADA HISTORIA COMOVENTE, EXEPMLOS DE PERSEVERANÇA, DE LUTA, DE DOR E DE GLORIA... CONHECI ALGUMAS NOVAS AMIGAS QUE AGRADEÇO A DEUS POR ESTAR AO LADO DELAS. TAMBEM PERDERAM SEUS FILHOS E TAMBEM PRECISAM DE AJUDA. JUNTAS VENCEREMOS ESTA!!!
NÃO ESTAMOS SOZINHAS.
OBRIGADA CECYLIA PELO BLOG "PERDI MEU BEBE", VOCÊ NEM IMAGINA O QUANTO NOS AJUDA COM SUA INICIATIVA.