SEJAM BEM VINDOS!

"Influência" da perda sobre a vida que se segue

As vezes me sinto tão estranha, é uma saudade que me invade a alma, que me toma por inteiro e que quase sempre me leva as lágrimas, sozinha, escondida, para ninguém ver aqui em casa!!! Eu sinto muito ainda a perda do meu Lucas, é como diz a frase de Clarice Lispector, que achei esta semana, "Sinto a falta dele como se me faltasse um dente da frente. Excrucitante"...é exatamente assim que me sinto!!! Eu lembro de tudo que eu vivi durante a gravidez e mais ainda, tudo, exatamente tudo, os cheiros, as vozes, as pessoas, toda a movimentação daquele dia em que ele se foi. Como é forte, como posso me lembrar de tudo como se tivesse acontecido ontem? Muitos podem me julgar, me cobrar, mas eu luto cada dia para vencer este sentimento de vazio e não deixar que ele seja maior que eu. Ainda podem me perguntar: mas e seus filhos não preenchem este vazio? Digo a vocês que são dois mundos completamente diferentes, paralelos, eles não se completam, parece que sou duas pessoas, que vivi duas vidas em uma só. Sou a mulher com o Lucas e a mulher com meus filhos hoje, minha vida foi até dia 15 de janeiro de 2011 e depois recomeçou novamente no dia 13 de junho de 2012 quando meus filhos nasceram, não consigo me "unir", se é que me entendem. Eu sou muito machucada ainda, hoje em dia eu não fico como antes, desesperada, enlouquecida, mas hoje eu sinto uma necessidade de explicar, de tentar me reencontrar dentro desse turbilhão de emoções...sou muito feliz, realizada com meus filhos, mas ao mesmo tempo, a outra parte de mim, viveu e sofreu muito com a perda do meu primeiro filho. As vezes eu penso que deveria ter "vivido o luto" por mais tempo, para me recuperar inteiramente, mas ao mesmo tempo penso que se tivesse vivido, poderia ter me entregado a tristeza e a depressão e não conseguiria seguir em frente. Ainda continuo lendo histórias tristes de perdas, cada dia me deparo com um comentário, com uma história, e sempre digo as pessoas que a dor vai encontrar uma forma diferente com o passar do tempo e realmente passa aquele desespero, mas a dor se transforma em algo muito mais profundo, muito mais racional, é aquela dor que vai de mansinho lá no fundo da alma. Não sei como seria a minha vida com ele, não sei como eu seria como pessoa, talvez a perda tenha realmente me transformado em uma pessoa melhor, (eu espero), porque hoje em dia eu paro para ver a dor do outro, eu me compadeço, procuro dividir minhas experiências, se não tivesse passado por isto nem sequer estaria aqui...talvez uma "missão", não sei!!!! 
To aqui escrevendo e vendo minha filha brincando com o pai dela no sofá, eles se divertem e eu fico babando em ver essa cena, mas vem as comparações e os pensamentos fluem, penso que se ele estivesse aqui estaria também brincando com a gente. Confesso para vocês que eu senti que algo poderia estar acontecendo com ele, eu só não sabia explicar o que, parece que ele se comunicava comigo, me pedia socorro e eu não soube interpretar. Penso, em meus devaneios, melhor palavra que encontrei, que ele pudesse estar sentindo alguma dor, meu Deus "hipoxia por aspiração meconial", deduzo tanta coisa que ele tenha passado, mas acalmo meu coração porque o medico disse que não existia a menor possibilidade dele sofrer.. 
São tantas coisas, tantas emoções, foram tantos gritos engolidos quando tudo aconteceu...recordo-me que quando voltei pra casa as pessoas vinham me visitar e eu não dizia coisa com coisa, as vezes chorava, mas hoje que vejo o quanto aquilo era cruel, estava em choque e ele me deixou paralisada, quando eu caí na real, quando entendi que tudo tinha acontecido eu entrei num sofrimento profundo, eu queria desistir de tudo, de viver, pensar me cansava, desgostei da vida. Foi um longo processo, se não fosse meu marido, que foi muito mais forte que eu, que não me deixava "morrer" mais ainda, eu não suportaria. Meus pais, gente eu via que eles estavam tão tristes e ao mesmo tempo eles faziam um esforço imenso para ficarem bem, diziam que tudo ia passar, foi tão avassalador, que há poucos dias uma pessoa inocente me falou assim: "nossa seu pai ia lá em casa e chorava muito por causa do Lucas..." gente quando eu ouvi isso eu assustei porque ele nunca demonstrou isso pra mim, sempre forte, decidido, dizendo que isto acontecia e que a vida era assim mesmo...pobre coitado, morria aos poucos por dentro. Minha mãe, não tocava muito no assunto, ela enchia os olhos de lágrimas, mas disfarçava...
Hoje em dia os meninos são tudo para eles e vejo o quanto Lucas seria amado...
Amigas, não se assustem com este desabafo, mas sabe, há dias eu venho ensaiando isto, querendo dizer como foi tudo e como isto ainda me influencia...estou bem, feliz, realizada, mas como disse, é algo inexplicável, sou eu com Lucas e eu mãe dos meus pequenos, são duas vidas, pareço duas pessoas...
Muito confuso não é, mas precisava desabafar!!!!

ALimentação a partir de 1 ano


Tenho muitas experiências para relatar aqui sobre o momento da alimentação, creio que muitas estão passando por este momento tão delicado, que exige muita paciência e criatividade. Primeiramente vou deixar pra vocês um artigo que achei super interessante e pratico do BabyCenter, para depois iniciar meus relatos aqui, uns bem sucedidos, outros não.

Alimentação por idade: 1 ano a 1 ano e meio
Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil


Enjoados para comer Agora que seu filho está maior, é muito provável que ele se torne uma criança bem diferente do que era na hora de comer. A recusa dos alimentos é típica desta idade. Pode ser que na semana passada ele tenha devorado o purê de batata baroa (mandioquinha), e hoje esteja cuspindo por todo lado.
Ou então a criança come superbem no almoço, mas no jantar faz praticamente uma greve de fome (ou vice-versa).
Um dos motivos para tamanha inconstância são as mudanças no ritmo de crescimento depois do primeiro aniversário. Do nascimento até fazer 1 ano, seu filho praticamente triplicou de peso, e aumentou de altura em 50%, ou até mais. Prepare-se, porque agora ele vai começar a engordar entre 1,5 kg e 3 kg... por ano! E o crescimento vai ser mais lento.
É normal os bebês rechonchudos começarem a "afinar" depois de fazer 1 ano, e isso não é ruim. Só mostra que o corpo está mudando, seguindo as tendências genéticas da família e sofrendo os efeitos da atividade física bem mais intensa.
Além disso, a criança está tão preocupada em explorar o mundo que não sobra tempo nem interesse para pensar em comida.
Uma das soluções é oferecer vários lanchinhos nutritivos durante o dia, em vez de dar um pratão na hora do almoço. Lembre-se de que o estômago da criança ainda é pequeno. Se ela não quiser comer, paciência. Ela não vai morrer de fome, você precisa acreditar nisso com todas as suas forças! "Casa que tem comida não tem criança desnutrida", já diziam os médicos de antigamente.
Aprendendo a ser independente Se ele não está tão interessado em comer quanto você gostaria, tente não se preocupar tanto, pois seu filho vai acabar comendo o suficiente para se manter. Ele já consegue pegar alguns alimentos com a mão e vai querer aprender a usar a colher, embora tenha problemas para acertar a pontaria.
Quando a criança está muito esfomeada, pode não ter paciência de tentar comer sozinha, e aí é melhor você dar a comida na boca mesmo. O prato já pode ser o mesmo do resto da família -- nada de comidinha especial, a não ser que vocês estejam comendo alguma coisa superapimentada, por exemplo. Procure incluir seu filho nas refeições à mesa com os adultos e crianças maiores.
Ele também já consegue segurar um copo de treinamento, com tampa, sozinho. O ideal é começar desde já os esforços para largar a mamadeira, pelo menos para outras bebidas que não o leite.
Comida saudável Procure reduzir o quanto conseguir o consumo de alimentos muito doces ou gordurosos, como chocolate, bala, refrigerante, salgadinho e frituras em excesso. Você tem uma enorme vantagem, em especial se não tem filhos mais velhos. Como ele ainda é pequeno, se não experimentar alguma coisa hiperdoce (como uma barra de chocolate), não vai ficar hipnotizado tão cedo pela "tentação".
O paladar da criança está se formando. É uma ótima fase para iniciar uma boa educação alimentar. Vale a pena expô-lo apenas a sabores mais suaves, naturais, em vez de acostumá-lo a temperos fortes e artificiais.
Depois do primeiro aniversário, o leite de vaca integral, comum, do supermercado, já está liberado (se for fresco precisa ferver por três minutos). Ou você pode adotar fórmulas infantis em pó enriquecidas com ferro e vitaminas, se seu pediatra preferir. E, é claro, pode continuar amamentando, pois os especialistas recomendam o leite materno até pelo menos 2 anos.
O leite semidesnatado só devem ser dados a partir dos 2 anos de idade, e o desnatado só a partir dos 5, e mesmo assim se o pediatra considerar adequado.
Procure oferecer entre 350 ml e 450 ml de leite por dia, não mais do que isso. O excesso de leite não vai deixar espaço para outros alimentos, que possuem outros nutrientes igualmente necessários. Se seu filho não gosta de leite, tente oferecer outros derivados, como mingau, queijo, requeijão, iogurte ou sobremesas lácteas. Três porções de iogurte, queijo ou leite por dia já são suficientes.

Como deixar a comida interessante Faça bastante festa quando seu filho demonstrar que gostou de algum alimento. Repita para todo mundo que aquele é um do seus alimentos favoritos, e ao mesmo tempo continue oferecendo novidades.

Também vale a pena apelar para a criatividade: você pode criar uma "paisagem", com árvores de brócolis, um rio de feijão e uma montanha de purê de batata. Outra idéia é cortar sanduíches com cortadores de biscoito, em formatos divertidos.
Guia prático para a alimentação entre 1 ano e 1 ano e meio Obs.: Não precisa ficar desesperada se seu filho estiver comendo bem mais ou bem menos que as quantidades descritas aqui. Elas servem somente como base. Em caso de dúvida ou preocupação, converse com o pediatra.
Sinais de que a criança está pronta para começar a tentar comer sozinha:
- Pode usar a colher sozinha (embora nem sempre acerte o alvo!)
O que oferecer:
- Leite materno ou integral (ou tipo A): pode ser o comum, do supermercado, ou fórmulas infantis, se o pediatra sugerir
- Outros derivados de leite: queijo, iogurte integral, requeijão, sobremesas tipo pudim de leite condensado
- A mesma comida do resto da família, só que cortada em pedaços bem pequenos ou levemente amassada
- Cereais matinais fortificados com ferro, mingaus
- Carboidratos: pão, macarrão, arroz, batata. A farinha integral faz bem, mas use-a misturada com a farinha refinada, para a criança não ficar com a sensação de barriga cheia antes de ter comido tudo o que precisa.
- Todas as frutas. Você já pode experimentar as mais ácidas, como abacaxi, e as vermelhas, como morango.
- Além das hortaliças que já punha na sopa, você pode oferecer verduras no prato, como "arvorezinhas" de brócolis e couve-flor.
- Fontes de proteína (ovos, agora já com a clara; carne moída ou cortadinha, frango, carne de porco, fígado e miúdos, peixes sem espinha, feijão, tofu).
- Todos os tipos de suco.
- Mel já pode ser dado, com frutas ou na colherinha. Prefira um mel de procedência conhecida.
Quanto de cada coisa por dia:
- Leite e derivados: 2 a 3 porções (1 porção = meio copo de leite, 10-20 gramas de queijo, 1 iogurte pequeno)
- Cereais e grãos: 4 a 6 porções (1 porção = meia xícara de cereal, 1/4 de xícara de macarrão ou arroz, meia fatia de pão de forma ou meia bisnaguinha)
- Fruta: 2 a 3 porções (1 porção = 1/4 de xícara, ou meia banana, meia maçã)
- Hortaliças: meia xícara (chuchu, purê de cenoura, verduras cozidas etc.)
- Proteínas: pelo menos 2 porções (1 porção = 2 colheres de sopa de carne moída ou picadinha; 1 ovo; meia xícara de feijão)
- Suco: até 120 ml
Dicas
- Não dê muitas comidas novas ao mesmo tempo, para você poder ficar de olho em possíveis reações alérgicas.
- Os engasgos ainda são um risco. Saiba que alimentos evitar.




fonte:   http://brasil.babycenter.com/a3400503/a-crian%C3%A7a-de-1-ano-e-2--meses

ELE ANDOU HOJE

Passando para dividir com vocês uma alegria imensa, meu menino andou pela primeira vez, na verdade desde domingo ele estava ensaiando uns passinhos, mas hoje ele andou de vez, foi a cena mais linda que meus olhos puderam ver nos últimos dias. Ele se equilibrando naquelas perninhas gorduchas, meio atrapalhado ainda, mas fazendo um esforço para desbravar o mundo a sua volta...que gracioso, ele amou a sensação, eu via nos olhinhos deles, quando anda ele fica muito felizzzz!!!!
Achava que estava demorando muito, mas sempre pensava que era pelo fato de serem prematuros, mas aí vinha um milhão de mamães com filhos da idade dos meus, e diziam: "OOOOhhhh eles não andam, tinha que dar explicações, agora acabou, pelo menos por hora porque ainda falta a mocinha dar seus passinhos.
Minha alegria é tamanha e espero que daqui há muitos anos o blog ainda exista para mostrar pra eles todos os registros que venho tentando fazer de tudo....

Notícias quentinhas...

Até que o título foi chamativo ne srsrrsrsrs, mas não vou poder fazer um post caprichado porque é dia e eles estão a todo vapor!!!! Mas novidades rolam sim por aqui, mesmo no turbulento dia a dia, observo cada detalhe deles, que a cada dia me surpreendem com coisas novas. Os dois se desenvolvem bem parecidos, mas cada um tem uma personalidade, gostos... O menino nasceu primeiro e tudo nele é primeiro, acontece algo e logo depois a Cecilia faz também srsrsrsr!!!
Nesta fase o que mais me chama atenção é o fato deles estarem "discernido as coisas", antes era apenas imitação, hoje percebo que sabem do que estou falando, vou explicar, por exemplo, quando pergunto cadê o papai, já olham pra porta da sala, que é o lugar que o papai chega todo dia do serviço, outra coisa, quando pergunto cadê o cavalinho, o Reinaldo logo vai atrás do cavalinho de balanço dele... Também sabem bater palmas, mandam beijo, dão tchau, penteiam o cabelinho com a escovinha, tiram também os sapatos meias e ate a roupa, é muito fofo. 
Agora pensem em uma bagunça , em dobro, simmmmm eles engatinham pela casa, apoiados nos moveis, porque ainda não andam sozinhos, e mexem no sofá, jogam todas as almofadas no chão, controle remoto, pegam tudo e mais um pouco, sobem no raque da tv, já ate coloquei ela na parede para não ter risco de derrubarem, querem ver tudo, pegar tudooooo...
Bom outra coisa, eles desafiam a gente, é isso mesmo, nesta idade ja deixam claro o que gostam e o que não gostam, detestam ser contrariados e fazem aquela pirraça quando a mamãe aqui não deixa fazer algo, destas do tipo de deitar no chão e espernear chorando, e eu, vejo tudo de camarote, ainda não entendem nada, mas tento dizer um NÃO PODE aqui, outro ali, mas já desisti, por enquanto acho que não é o momento da correção...
Já fala algumas palavras, como mama, papa, vo, e outras palavras desconhecidas kkkkkkk, adoram sorrir e brincar, principalmente com o papai deles...
Enfim gente é isso cada coisa, cada detalhe que fica até difícil escrever todos aqui, mas acredito que todos que estão nesta fase fazem mais ou menos as mesmas coisas e nós aqui babamossss neeee!!!!
 

Coseguimos dormir, até que enfim

Juro, pensei que nunca mais fosse dormir na minha vida!!! Foi exatamente 1 ano e 15 dias sem dormir, não é exagero, vocês que nos acompanham sabem do meu dilema, tentei de tudo mesmo, mas era em vão, já não me sentia bem de saúde, estava mal humorada, estressada e meu corpo já dava sinais claros de cansaço extremo...cheguei a tontear durante varias vezes ao dia, esquecer as coisas, enfim, foi um longo período de muito empenho, cuidado e apesar de tudo, de todo o cansaço, foram noites de muito amor. Enfim dormem agora a noite toda, isso já dura praticamente 1 mês, mas não postei aqui antes, mesmo diante de tanta felicidade, porque sinceramente não acreditava que estava acontecendo, achava que era uma noite de sorte, que tudo ia voltar, mas até hoje eles tem dormido, e dormido bem. No início davam uma acordada para mamar na madruga mas logo em seguida dormiam, hoje em dia as vezes nem acordam mais na madruga, só de manha, isso o menino, mas eu já estou de pé mesmo, aí faço a mamadeira dele e ele mesmo, que já toma sozinho, as vezes dorme ate com a mamadeira na boca, tadinho, mas e muito fofo!!!
Estou fazendo assim, por volta das 22:00hs ou um pouquinho mais, eu vou ao quarto, desligo tv, dvd, (porque eles ficam assistindo a galinha, pocoyo, os piratinhas, agora o repertório esta variando kkkkkkkkk) deito eles, cubro direitinho e apago a luz, venho pra sala e no máximo em 5 minutos já estão dormindo, há alguns dias que dão aquela choradeira básica, "manhinha de soninho", mas logo dormem.
Eu, depois te tanto sonhar com uma noite de sono, nem acredito, pois quando dava a noite eu ja ficava tensa porque eu sabia que eu ia para o quarto, mas que dormir era apenas um sonho, que ficaria até as 3, 4 da manha de pe...ooo meu Deus eu agora chego e posso deitar....Nos primeiros dias meu marido dizia que eu desmaiava, nem mexia, mas pudera né depois de mais de 380 dias sem dormir kkkkkkkkkk!!!
Então é isto, pra você que como eu achava que nunca mais ia dormir, que ouvia relatos de mães dizendo que a bebezinha (o) caia na cama as 20:00h e so acordava ao meio dia do outro dia, acreditem isso vai acontecer um dia!!!!!!! Iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!