SEJAM BEM VINDOS!

13 coisas sobre a cesárea que você precisa saber


Há controvérsias, quem é adepto ou não, quem tem medo, enfim, meu parto foi normal porque no final das contas não era bom fazer uma cesárea porque o meconio poderia me infeccionar. Mas esse tipo de parto tem algumas particularidades. Saiba quais são elas para não se assustar na hora – e nem depois.
1. De olhos bem abertos
Se você acha que vai dormir por causa da anestesia, está enganada! Não são usados sedativos durante o parto cesárea, porque, se a mãe é sedada, o bebê também é. Você estará consciente o tempo todo (até para ver o rostinho do seu filho pela primeira vez), mas não vai sentir dor.
2. Vão colocar uma sonda em você...
...mas não se preocupe! É logo depois da anestesia, então não vai sentir nada. Ela é necessária para esvaziar a bexiga, já que você vai passar algum tempo deitada durante e após a cirurgia.
3. Puxa-empurra durante o parto
A anestesia vai fazer com que você não sinta dor, mas, como ela não é geral e não tem sedativos, você pode ter algumas sensações. Na hora em que o bebê vai nascer, o médico faz força para posicioná-lo e ajudá-lo a sair e você pode sentir umas mexidas. Mas nada de dor!
4. Você pode ficar enjoada
Como você vai ficar deitada, a barriga pode comprimir a veia cava e causar náuseas e queda de pressão. Os analgésicos também podem ter esses efeitos. Sentiu-se mal? Avise o anestesista. Ele vai pegar uma veia sua antes da cirurgia e é por ali que vão entrar os medicamentos necessários para corrigir qualquer alteração no seu metabolismo. O mal-estar pode surgir também depois do parto.
5. Tem algo queimando aqui?
Se você sentir um cheiro de queimado, não se assuste: é o bisturi elétrico. Ele é usado em quase todas as cirurgias e o odor é por conta da cauterização dos tecidos.
6. Será que fiquei com as pernas abertas?
Antes da anestesia, você fica com as pernas abertas para que logo depois seja colocada a sonda. Como o cérebro decora a última sensação antes da anestesia, pode parecer que as suas pernas continuam abertas durante a cirurgia. Mas é só uma impressão, porque assim que a sonda está no lugar certo, os auxiliares fecham as pernas da paciente.
7. Leve tremedeira
Pode ser nervoso, frio ou até efeito da anestesia (que causa perda de calor), mas o fato é que você pode tremer quando sair da sala de cirurgia. Os médicos sabem disso e, por isso, sempre colocam uma coberta antes da paciente ir para sala de recuperação. Fique tranquila, porque passa rápido!
9. Coceira no nariz
A morfina usada na anestesia pode provocar uma coceira no corpo e no rosto, mas isso é normal e passa em 24h. Se for muito intensa, o seu médico pode receitar medicações adequadas para cessar o desconforto.
10. Inchaço nos pés e nas mãos
Com o acúmulo de líquidos que acontece no seu organismo durante a gestação, é normal que você fique inchada nos primeiros dias depois do parto, principalmente nos pés e nas mãos. Apesar de ocorrer também em quem teve parto normal, é mais frequente nas mulheres que tiveram parto cesárea, porque a grávida fica mais imobilizada depois da cirurgia. Depois de uma semana, você começa a desinchar, mas repouso e drenagem linfática podem ajudar.
11. Sua pressão pode cair ao se levantar
O jejum, as horas deitadas e os efeitos dos medicamentos podem fazer você ficar tonta na primeira vez que se levantar depois do parto. O ideal é ficar sentada na cama de 10 a 15 minutos antes e ter a ajuda de uma enfermeira nesse momento.
12. Mais remédios
Para controlar a dor e melhorar a sua recuperação, você vai continuar tomando alguns medicamentos em casa, como analgésicos e antiinflamatórios, por até sete dias. Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando.
13. Um passo de cada vez
Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso. E dirigir... somente após 20 dias do parto. Se você pratica exercícios mais localizados, volte aos poucos e só depois de dois meses.

Fontes: Fernanda Couto Fernandes, obstetra da Unifesp; Roseli Canegusuco, enfermeira obstétrica do Hospital Albert Einstein e Daniela Maeyama, ginecologista do Hospital São Luiz
 http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI210572-10584,00.html

5 comentários:

  1. morro de medo de parto normal,admiro quem decide por ele,além do medo também não posso ter...nos dois partos que fiz sempre entrei em trabalho de parto e senti todas as contrações até o fim mas nada de dilatação,minha primeira cesaria foi terrivel,hospital publico,super mal atendida,quase morri de dor,o segundo ja foi mais tranquilo,com meu go de confiança que me acompanhou por toda a gestação,na hora da cirurgia senti apenas que mexiam em mim e na hora do nascimento senti um puxão mais forte na barriga,mas sem dor...sentir também falta de ar no inicio do parto e tive que usar uma mascara para conseguir respirar,o anestesista que colocou em mim,depois passou ,tive queda de pressão mas também passou logo,depois do efeito da anestesia não senti quase dor,apenas uma ardencia,até consegui levantar quando liberada e tomei banho sozinha,mas quase não consegui fazer xixi,fiquei muito tempo tentando e quando a enfermeira venho com uma sonda de alivio eu me tranquei no banheiro e consegui,estava com medo de colocar a sonda,depois de passada 8 horas do parto quando nos liberam pra levantar eu mesma cuidei do cauan,troquei fraldas e tudo mais,andei normalmente e foi tranquilo,bem diferente do primeiro,tomei medicação pra dor por uma semana só tive uma infecção de urina e no utero porque não parei um minuto sequer,fiquei sozinha e subia e descia escadas,fazia tudo aqui em casa e ai depois venho as consequencias,a cirurgia é grande,cortam 7 camadas de pele,realmente precisa ter um repouso.

    ResponderExcluir
  2. Na minha cesárea pensei que estava saindo da sala com a perna aberta e depois me explicaram que era só uma sensação e eu também tive reação a anestesia e fiquei com uma dor de cabeça muito forte que se ficasse em pé muito tempo chegava a desmaiar. Tive que tomar remedios fortissimos para resolver o problema, se não, teria que voltar ao hospital para tomar outra anestesia e assim resolver o problema. Graças a Deus não precisou pois o que eu menos queria naquele momento era voltar ao hospital!

    Um beijo nosso para vocês lindos ou lindas! =)

    ResponderExcluir
  3. É mesmo Roberta, então as sensações são realmente as descritas. O meu parto foi normal, mas sempre fui adepta da cesárea, eu não a fiz, porque no final não poderia mais...as pessoas falam da dor pos-cesárea, mas afinal, os pontos do parto normal doem tambem srsrrsrsr...Bjo sempre, pra vcs tambem!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Nanda que história hein...mas fico feliz por desta vez ter encontrado um medico que te acolheu, isto é muito importante, eu agora encontrei um medico humano, que me ajuda muito. Sobre vc cuidar do Cauan logo depois, digo que vc foi "casca grossa"kkkkkk,porque me falam que depois não éfacil nem levantar...Mas éisso aí, eu to esperando praver como é esta tal decesarea...bjo carinhoso sempre!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!