SEJAM BEM VINDOS!

"O cocô do bebê guia de imagens por BabyCenter do Brasil"

Tá aqui um guia muito útil para mamães de primeira viagem, sobre o cocozinho do seu bebê. 
Procurando informações, depois de muitas pesquisas eu encontrei este informativo na Babycenter, hoje, com a pequena experiência que adquiri eu consigo identificar muita coisa, mas para quem está começando agora, cheia de dúvidas achei legal, principalmente por ter fotos.

CENAS FORTES não prossiga se não tiver Condiçoes rsrrs!!!!

Cocô de recém-nascido (mecônio)
As primeiras fezes do bebê são bem estranhas, pretas ou esverdeadas, parecidas com piche ou óleo de carro. O mecônio não cheira mal, portanto você pode não perceber que a fralda está suja.
A partir do segundo, terceiro ou quarto dia após o nascimento, o cocô vai clareando (e ficando mais verde). Isso quer dizer que ele começou a digerir o leite materno ou o artificial e que o intestino está funcionando como deveria.

Cocô de bebê que mama no peito
Quando o bebê só toma leite materno, o cocô é amarelo ou esverdeado, e pode ser bem líquido, com pequenos "carocinhos" mais sólidos. Tem um cheiro específico, que você vai aprender a reconhecer, mas que não é o cheiro de cocô a que você está acostumada. 
O cocô pode ser bem mais verde que o da foto, e ainda assim será normal. Desde que a criança não tenha nenhum outro sintoma, não há com o que se preocupar. 
Quando o cocô fica verde por muito tempo,
pode ser sinal de que o bebê está tomando apenas o primeiro leite que sai do peito, que tem menos calorias. Para que ele mame também o leite que sai depois, que é mais gorduroso e nutritivo, assegure-se de que ele esvazie totalmente um dos seios, para só depois oferecer o outro. Se estiver dando os dois peitos em toda mamada, sempre comece pela mama que ofereceu por último na vez anterior. 
Prepare-se para trocar muita fralda, porque bebê amamentado faz cocô após quase todas as mamadas.

Cocô de bebê que toma fórmula em pó
O cocô de bebês que tomam mamadeira de fórmulas lácteas é mais pastoso e tende para o marrom -- pode ser mais para o escuro, para o amarelado ou para o verde. O cheiro é mais forte do que o cocô de bebês que mamam só no peito, mas ainda não chega a ser a "bomba" que é o cocô de crianças que já comem outros tipos de alimento.



Cocô de bebê que toma vitamina ou fórmula com ferro
Se seu filho toma fórmula enriquecida com ferro ou suplemento de ferro em gotas, o cocô dele pode ficar bem verde, às vezes quase preto, como o da foto. É uma variação normal. 
É importante saber: se o cocô do seu filho estiver muito escuro e ele não tomar vitamina com ferro ou fórmula enriquecida com ferro (observe o rótulo), é bom mencionar para o médico, porque às vezes o cocô pode ficar escuro pela presença de sangue digerido.


Cocô de bebê que já come outros alimentos
O cocô muda assim que você começa a dar outro tipo de comida para o bebê. Você vai sentir a diferença rápido, especialmente se antes seu filho só mamava no peito. As fezes ficam mais marrons e pastosas. O cheiro também muda (para pior!).



Cocô com pedaços de comida
Às vezes você vai encontrar coisas surpreendentes na fralda: um cheiro de mamão, grãos de milho, um tom avermelhado (se ele tiver comido beterraba, por exemplo), pedaços cor de laranja.
É assim mesmo, não se preocupe. O trânsito intestinal dos bebês é bem rápido, por isso muitas vezes não dá tempo de a comida ser completamente digerida. Tende a acontecer mais quando a criança come muita quantidade de um alimento só, ou se come muito rápido. Agora, se todo dia aparecerem pedaços de comida na fralda, é hora de falar com o médico, para que ele garanta que o intestino está funcionando direito e absorvendo todos os nutrientes necessários.

Prisão de ventre
Se o seu bebê faz "cocô de bolinha", é provável que sofra de um pouco de prisão de ventre. A criança sente dor na hora de fazer cocô, e pode até sair um pouquinho de sangue do ânus, porque as fezes são duras e machucam na saída. 
Converse com o pediatra se a maioria dos cocôs do seu filho for na forma de bolinhas. A prisão de ventre pode acontecer por causa da introdução de novos alimentos, mas também indicar algum tipo de intolerância ao leite.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!