SEJAM BEM VINDOS!

"Bicho geográfico": verme de cachorro em crianças

O nome assusta, imagina ser afetado por um verme de cachorro, meu Deus isto não pode acontecer! 
Bom, as doenças transmitidas por animais são muito comuns, e por mais difícil que possa parecer, o tal "bicho geográfico", afeta muito crianças de 1 a 3 anos, que tenham contato com animais, ou pasmem, não precisa ter cachorros em casa, a contaminação pode acontecer na rua, quando a ciança pisa em areia, no chão que por ventura algum cão tenha defecado. Outro ponto muito importante e o que mais me chamou atenção, é o fato de que nós deveríamos ter o hábito de tirarmos nossos calçados ao entrarmos em nossas casas, não é frescura não, mas imaginem, você anda o dia todo na rua e entra em sua casa, habitada por crianças que brincam no chão , que deixam brinquedos espalhados pela sala, enfim, estamos sujeitos à isto. Depois de pensar nisto, agora em casa estamos fazendo um esforço para tirarmos os sapatos na entrada de casa, vi um program de tv, onde o médico infectologista dizia que nós limpamos nossa casa de modo errado, geralmente colocamos água com desinfetante ou algum produto de limpeza, em um balde e lavamos cada cômodo com aquela água, por mais que nós troquemos a água, enxaguamos o pano de limpeza, ainda assim fazemos da forma errada, segundo ele. O certo seria com um pano tirar a sujeira de cada cômodo e por fim, passarmos um pano com desinfetante, por cima e deixarmos secar. Bom, estou tentando fazer assim, sempre lavei minha casa com água sanitária, e antes de me perguntarem, não deixa cheiro ruim, ela desinfeta muito bem, mas agora estou fazendo diferente, primeiro lavo e depois desinfeto. 
Abaixo vou colocar umas infirmações pertinentes, espero ajudar:
"​O verme do cachorro provoca uma irritação na pele conhecida como bicho-geográfico por causa do aspecto da lesão que o parasita produz, semelhante às linhas irregulares de um mapa. Esta dermatite é provocada pela larva do parasita chamado Toxocara canis presente na terra ou areia onde o cachorro faz cocô.
O parasita penetra o corpo através da ingestão ou contato com a areia ou terra contaminadas, e é comum especialmente em crianças entre 1 e 3 anos de idade, que brincam descalças ou sem roupa em terra ou areia expostas aos cachorros, como calçadas das ruas ou areia da praia, por exemplo. As áreas do corpo mais atingidas pelo bicho de pé são os pés, pernas, antebraço e mãos. O bicho geográfico, cientificamente conhecido como Larva migrans cutânea, é uma doença de pele causada pela entrada da Larva Migrans através de feridas e cortes na pele, causando sintomas como coceira e vermelhidão na pele.
Geralmente, a Larva migrans está presente nas fezes de animais domésticos, como cachorro ou gato, e, por isso, é possível pegar bicho geográfico quando se caminha descalço no quintal de casa, na areia da praia ou em gramados, por exemplo.
O bicho geográfico é ingerido pelos animais na sua forma adulta através de alimentos contaminados por fezes. Depois as larvas reproduzem-se no intestino do animal e liberam ovos que são eliminados nas fezes do animal e que contaminam o solo onde são depositados. Os ovos eclodem no solo e são adquiridos pelo homem quando a pele ferida entra em contato direto com as larvas, permitindo a infecção por bicho geográfico.
Sintomas de bicho geográfico
Os principais sintomas do bicho geográfico incluem:
  1. Coceira na pele, que pode piorar durante a noite;
  2. Sensação de movimento por baixo da pele;
  3. Lesão na pele semelhante a um mapa;
  4. Vermelhidão e inchaço na pele.

Os sintomas de bicho geográfico podem surgir apenas algumas semanas ou meses após o contato com a larva, pois a larva pode ficar adormecida debaixo da pele. No entanto, na sua forma ativa, é comum observar que a lesão vai avançando cerca de 1 cm por dia.
Como tratar o bicho geográfico
O tratamento para o bicho geográfico deve ser orientado por um clínico geral, mas, normalmente, é feito com o uso de remédios para bicho geográfico, como Tiabendazol, Albendazol ou Mebendazol, por exemplo, que podem ser usados na forma de pomada, quando o diagnóstico é feito precocemente, ou na forma de comprimidos, quando o bicho geográfico é descoberto mais tarde.
Geralmente, os sintomas do bicho geográfico reduzem cerca de 2 a 3 dias após o início do tratamento, mas é necessário fazer o tratamento até ao fim para garantir que o bicho geográfico é eliminado.
Como se proteger do bicho geográfico
Como forma de prevenção contra o bicho geográfico, recomenda-se utilizar de sapatos fechados e evitar o contato com qualquer solo possivelmente contaminado. No entanto, a desparasitação dos animais domésticos é de extrema importância.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!