SEJAM BEM VINDOS!

Pematuro Tardio

Eis que consultando e demosntrando meu sincero "pavor" por gravidez de 40 semanas ou mais, dizendo desesperadamente para o meu médico que quando eu engravidar novamente quero logo "tirar meu bebê" antes de 38 semanas para não correr risco de mecônio, o medico me lança um novo conceito da obstetrícia, me expondo tudo, gostaria de compartilhar com vocês, é sobre um novo estudo, sobre os prematuros tardios e sobre os riscos de cesáreas eletivas, leiam e vejam o que acham.

PREMATUROS TARDIOS

EPIDEMIOLOGIA E PROBLEMAS MAIS COMUNS

Renato Procianoy (RS)

34º Congresso Brasileiro de Pediatria, 8-12 de outubro de 2009, Brasília

Realizado por Paulo R. Margotto, Intensivista do Hospital Planalto, Unimed-Brasília

www.paulomargotto.com.br

Inicio com o conceito de prematuro tardio: são aqueles recém-nascidos com idade gestacional entre 34 semanas e 36semans e 6 dias; ocorrem em torno de 9% dos nascimentos e por volta de 70% dos prematuros nos Estados Unidos. (Engle WA.A recommendation for the definition of "late preterm" (near-term) and the birth weight-gestational age classification system. Semin Perinatol. 2006 Feb;30(1):2-7).

Entre as causas, temos: aumento do número de gestações múltiplas (60% dos gêmeos nascem prematuramente), devido ao fato das mulheres estarem tendo seus filhos mais tarde (as mulheres acima de 30 anos apresentam maior percentual de gestação múltipla); aumento do número de técnicas de reprodução assistida (fertilização in vitro); aumento do número de cesarianas eletivas (não existe uma boa avaliação da idade gestacional); aumento da obesidade materna que predispõe ao parto prematuro

É importante ter em mente o conceito do prematuro tardio, porque muitas vezes estes prematuros tardios tem um peso semelhante aos RN de termo e com isto, por muito tempo foram considerados como se fossem RN de termo, normais. Isto não é verdade, pois os prematuros tardios não são fisiologicamente e metabolicamente maduros. Olhando a literatura americana, alguns anos atrás, usava-se o termo “near term” (próximo do termo). Devido ao fato destes prematuros tardios terem maior risco de apresentar sérios problemas, houve por bem trocar o termo para “late preterm” (prematuro tardio), para enfatizar que estes RN não são próximos do termo e sim prematuros com alto risco de morbimortalidade em comparação aos RN de termo (Engle WA. A recommendation for the definition of "late preterm" (near-term) and the birth weight-gestational age classification system. Semin Perinatol. 2006 Feb;30(1):2-7)

Vejamos agora a relevância deste conceito de prematuro tardio:

-quanto à mortalidade: a mortalidade dos prematuros tardios é maior que a dos RN de termo. Dados de Tomashek et al (Tomashek KM, Shapiro-Mendoza CK, Davidoff MJ, Petrini JR Differences in mortality between late-preterm and term singleton infants in the United States, 1995-2002.J Pediatr. 2007 Nov;151(5):450-6) mostram, comparando a mortalidade de RN prematuros tardios e a termo, a mortalidade infantil nos RN prematuros tardios é 3x maior em relação aos RN a termo (7.9 x 2,4/mil); a mortalidade neonatal precoce é 6x maior e a mortalidade neonatal tardia é 3x maior e a mortalidade pós-natal é 2x maior. Durante a infância, os prematuros tardios apresentaram um risco de morte 4 x maior em relação aos RN de termo. Então vejam que os RN pré-termos tardios tem uma maior mortalidade em relação aos RN de termo.

"(...) Vejam assim que estes prematuros tardios, apesar de estarem próximos ao termo, são RN muito mais vulneráveis do que os RN de termo. Por que estes RN prematuros tardios apresentam maior mortalidade e maior incidência de retardo do desenvolvimento neuropsicomotor? Por que eles apresentam maior taxa de infecção intra-uterina (corioamnionite) que pode lesar o cérebro em crescimento neste período. Este fato reforça a necessidade do acompanhamento destes recém-nascidos prematuros tardios até os anos escolares.

-quanto à morbidade: eles tem maior necessidade de reanimação na Sala de Parto (1 de cada 7 prematuros tardios necessita de reanimação com balão e máscara), maior incidência de distúrbios respiratórios, maior incidência de hipoglicemia, hipotermia e apnéia em relação ao RN de termo. Em relação à dificuldade respiratória: a incidência é de 15% nos prematuros tardios e muitos necessitam de O2 suplementar nas primeiras fases da vida (3x mais em relação aos RN a termo). Em alguns casos podem necessitar de surfactante. Os que recebem corticóide pré-natal tem menor chance de desenvolver síndrome do desconforto respiratório. Apresentam maior incidência de apnéia, pois apresentam menor sensibilidade central ao CO2. Em relação à hipotermia: maior risco de hipotermia, pois perdem calor com mais facilidade, devido à maior superfície corporal para o peso, em relação aos outros RN a termo(...)

-quanto à readmissão hospitalar: estes RN apresentam uma maior taxa de readmissão hospitalar (3x mais em relação ao RN a termo). As causas principais são a icterícia e a dificuldade de alimentação. Em uma análise de 26703 RN, foi relatado que com 34 semanas, 9% são readmitidos, com 35-36 semanas, 7% e 38-40 semanas, 4,4%.

Conclusão: Os RN prematuros tardios apresentam maior morbidade em relação aos RN a termo na Unidade de Neonatologia, maior número de readmissões hospitalares no primeiro ano de vida, maior incidência de paralisia cerebral do que o RN de termo. É IMPORTANTE QUE O PEDIATRA GERAL não olhe para o prematuro Tardio como se ele fosse um RN próximo do termo, pois os prematuros tardios tem muito mais morbidade e seqüelas que os RN a termo. Obrigado.

Nota: Dr. Paulo R.Margotto

OBS: mesmo depois de ler o artigo e pesquisar muito, ainda fica o pavor ....


www.paulomargotto.com.br/documentos/Prematuro%20tardio-2009.doc



4 comentários:

  1. querida entrega a Deus...voce sabe o tanto que tive medo e como queria que nascesse antes,mas nascendo ele de 36 semans teve desconforto respiratorio não conseguia respirar sozinho e foi para o oxigenio...durante os 20 dias so dormia para o nosso desespero,hj com um mes ja esta bastante esperto e dormir n é mais o forte dele,mesmo assim fico aflita...
    voce sabe também que se não tinvesse nscido antes teria morrido sem oxigenio pois tinha um no no cordão umbilical...então eu digo que as coisas acontecem como tem que acontecer..medo n deixaremos de ter mas precisamos confiar.

    grande bjo vai dar td certo viu!

    ResponderExcluir
  2. interessante este texto.

    qdo os médicos são mais permissivos e a mulher escolhe pela cesária, normalmente, ocorre isso neh? de marcarem o parto antes de completar a 40ª semana? ou estou enganada? as vezes o motivo é o medo da mulher de entrar em trabalho de parto visto que escolheu a cesária...

    nossa, complicadíssimo!

    mais uma coisa pra se pensar...

    ResponderExcluir
  3. Então querida Nanda, ando bem "perdida", são muitos medos, informações e vontade de dar tudo certo e logo ter meu bebê nos braços. Como vc disse, precisou de muita coragem e ousadia na sua gravidez e deu certo!!!Tudo vai dar certo!!!!Obrigada pela força e por sempre comentar!!!

    ResponderExcluir
  4. Pri, é muito complicado mesmo e delicado, precisa de uma "sensibilidade" do médico e de muita conversa. Há controvérsias na medicina, há medicos que são permissivos como vc disse, mas há outros que não abrem mão mesmo, não arriscam uma cesárea bem antes de 40 semanas, o medico que estou agora, disse sobre o prematuro tardio e dos riscos, mas também assegurou que se necessário, faz sim uma cesarea antecipada, vai depender da saúde do bebê e das condições de maturidade dele.São critérios a serem analisandos quando a gravidez está em curso.
    Um grande abraço e obrigada por "discutir" sempre aqui comigo!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!