SEJAM BEM VINDOS!

Ultrassom morfológico de segundo trimestre


O que é o ultrassom? O ultrassom (também chamado de ultrassonografia ou ecografia) é um exame não-invasivo que usa ondas de som para criar uma imagem do bebê, da placenta, do útero e de outros órgãos. Com ele, o médico tem acesso a informações importantes sobre o progresso da gravidez e sobre a saúde do bebê.
O ultrassom prejudica o bebê? Estudos realizados ao longo dos últimos 35 anos não mostraram nenhuma indicação de que a ultrassonografia seja prejudicial. Há quem diga que o exame incomoda o bebê, mas não há pesquisas mais aprofundadas que comprovem isso. Como o som não é audível ao ouvido humano, não deve ser detectado pelo bebê.  Ultrassons não envolvem radiação, como é o caso de raio x.
Por outro lado, os especialistas recomendam não exagerar nesse tipo de exame, já que ultrassons são uma forma de energia e pode ser que afetem o bebê, mesmo que ainda não se saiba como. O cuidado deve ser maior principalmente no primeiro trimestre, quando o bebê é mais vulnerável a fatores externos.
Para não ficar confuso demais, pense assim: não é preciso ter medo de fazer ultrassons, mas não fique fazendo um monte só por curiosidade de ver o bebê.
Ultrassom morfológico
Época da realização do exame: 18-24 semanas (ideal realizar entre 20-24 semanas)
Essa é a ultrassonografia mais detalhada, que pode levar mais de meia hora. Ela é feita por volta das 20 semanas, e nela já dá para ver o sexo do bebê. O ultrassonografista vai verificar o coração do bebê e suas câmaras, a formação do cérebro, os órgãos digestivos e outros sistemas. Também vai medir a cabeça do bebê e o fêmur, o osso da coxa, para ver se o crescimento está dentro da média.
No exame também é possível determinar a localização da placenta. Se ela estiver bloqueando a abertura do colo do útero (placenta prévia), o médico vai pedir novos ultrassons para ver se ela mudou de lugar. Na grande maioria dos casos ela muda. No caso de ela ainda estar cobrindo o colo do útero no fim da gestação, o bebê terá de nascer obrigatoriamente de cesariana.
O exame pode ser feito com doppler, um sistema que mostra o fluxo de sangue no útero, na placenta e no bebê, com as cores azul e vermelha.
Se o médico desconfiar de alguma anormalidade, pode pedir a realização específica de um ultrassom em três ou quatro dimensões, que dá uma imagem mais detalhada do bebê e é capaz de detectar problemas como o lábio leporino, por exemplo.
O que é analisado: Número de fetos e estática fetal
Amniocidade e Corionicidade
Avaliação do volume de Líquido Amniótico (Índice de Phelan e maior bolsão)
Localização placentária
Grau Placentário
Medida do Colo uterino (via transvaginal)
Morfologia Fetal (18-24 semanas)
Pólo cefálico
Cérebro
Face
Coluna
Nuca (prega cutânea occipital)
Tórax
Coração
Abdome
Aparelho Genito-urinário
Trato Gastro-intestinal
Extremidades
Atividade e ritmo cardíaco
Biometria fetal completa
DBP, DOF, CC
Diâmetro Transverso Cerebelo, Cisterna Magna
Diâmetro Inter-orbitário e extra-orbitário
Circunferência Tórax, Coração e Abdome
Relação Circ. Torácica/Circ. Cardíaca
Osso Nasal
Avaliação Cardíaca (Saída Aorta e Pulmonar)
Avaliação Renal (medidas Rins e Bexiga)
Ossos Longos (Fêmur, Úmero, Tíbia, Fíbula, Rádio, Ulna e Comprimento Pés)
Falange distal do 5o dedo
Relações biométricas (DBP/DOF; CC/CA e DBP/CF) 
Fontes: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/ultra-som/tudo-sobre-ultra-sons/
http://www.centrus.com.br/informacoes/us-morfo/morfo-01.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!