SEJAM BEM VINDOS!

ÁCIDO FÓLICO


O ácido fólico, folacina ou ácido pteroil-L-glutâmico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.

Benefícios

  • O ácido fólico é efetivo no tratamento de certas anemias.
  • Pode manter espermatozóides saudáveis.
  • É um dos componentes indispensáveis para uma gravidez saudável.
  • Reduz risco de mal de Alzheimer
  • Pode ajudar a evitar doenças cardíacas e derrame.
  • Ajuda a controlar a hipertensão.[9]

Encontrado em vísceras de animais, verduras de folha verde, legumes, frutos secos, grãos integrais e levedura de cerveja. Ele se perde nos alimentos conservados em temperatura ambiente e durante o cozimento. Ao contrário de outras vitaminas hidrossolúveis, é armazenado no fígado e sua ingestão diária não é necessária. Sua insuficiência nos seres humanos é muito rara.

No Brasil, há uma lei que determina que a farinha de trigo seja enriquecida com ferro e ácido fólico (e produtos derivados, como o pão) para diminuir a ocorrência de anemia principalmente em crianças.

Se a mulher tem ácido fólico suficiente durante a gravidez, essa vitamina pode prevenir defeitos de nascença no cérebro e na coluna vertebral do bebê, como a espinha bífida. Pois o ácido fólico participa na formação do tubo neural no feto.

Sinais e sintomas de níveis anormais do nutriente

Hipovitaminose: anemias, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dores de cabeça, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza.

Hipervitaminose: euforia, excitação e hiperatividade.[10]

Prevenção na gravidez

O ácido fólico atua na prevenção de anomalias congênitas no primeiro trimestre da gestação. Ele é recomendado na prevenção primária da ocorrência de defeitos do fechamento do tubo neural, que entre os dias 18 e 26 do período embrionário transforma-se na espinha. Defeitos do tubo neural são malformações que ocorrem no início do desenvolvimento fetal, sendo os principais: anencefalia e espinha bífida. As doses diárias recomendadas são de 0,4 a 0,8 mg no período de no mínimo um mês antes da concepção até três meses ou 12 semanas de gravidez (1º trimestre).O principal problema desta prevenção reside no fato de cerca de metade das gestações não serem planejadas e, assim, quando as mulheres descobrem que estão grávidas já é tarde para se fazer a suplementação com o ácido fólico. Por este motivo o principal foco é que as mulheres em idade reprodutiva tenham uma alimentação balanceada que contenha alimentos ricos em ácido fólico. As principais fontes deste nutriente são as vísceras, o feijão e os vegetais de folhas verdes como o espinafre, aspargo e o brócolis, além de abacate, abóbora, carne de vaca, carne de porco, cenoura, couve, fígado, laranja, leite, maçã, milho, ovo e queijo.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_f%C3%B3lico

3 comentários:

  1. É EXTREMAMENTE IMPORTANTE A PRESCIRÇÃO MÉDICA DO ÁCIDO FÓLICO, MESMO ANTES, QUANDO HOUVER A INTENÇÃO DE ENGRAVIDAR, É IDEAL, OU MELHOR , NECESSÁRIO INGERIR A VITAMINA PARA A FORMAÇÃO DO TUBO NEURAL DO BEBE...

    ResponderExcluir
  2. algo simples, e ao mesmo tempo de extrema importância!!!

    toda mulher deveria ter a oportunidade de se informar sobre esse assunto!

    Parabéns por levantar o tema!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada mais uma vez Pri, este tema é importantíssimo, pena que nem todas as mulheres tem a oportunidade de tomar o ácido antes mesmo de engravidar, como é indicado. Vou procurar mais informações e vou postar!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!