SEJAM BEM VINDOS!

Insuficiência do colo uterino

Já ouvi muito sobre o  problema e também tive a oportunidade de ter uma pessoa proxima grávida com esta anomalia do útero, ela passou  mais da metade da gravidez com o útero cerclado, teve o seu bebê e hoje ele já tem quase 3 anos, então se estiver com um bom pre-natal é possível sim ter uma gravidez e um parto tranquilo.
O que é exatamente o colo do útero?
O colo do útero é a parte do útero que faz ligação com a vagina, uma espécie de "gargalo". Quando a mulher não está grávida, o canal cervical tem um buraquinho, pelo qual passam o fluxo menstrual e o esperma. Durante a gravidez, forma-se um "tampão" de muco e secreção para fechar essa abertura, protegendo o útero de infecções.
Numa gravidez normal, o colo do útero permanece firme, comprido e fechado até as últimas semanas, quando começa a amolecer, afinar ("esvaecer", no termo técnico, ou "apagar") e dilatar (abrir), preparando-se para dar passagem ao bebê no parto vaginal.
O que significa ter insuficiência istmo-cervical?
Ter insuficiência (ou incompetência) istmo-cervical quer dizer que seu colo do útero é mais fraco que o normal, ou que sempre foi mais curto, e que tende a dilatar e afinar sem que haja contrações, só pelo peso do bebê. O grande problema é que a dilatação pode acontecer rápido demais e o bebê nascer muito antes do tempo, ainda no segundo trimestre, quando ainda não tem condições de sobreviver fora da barriga, com menos de 20-22 semanas. É o chamado aborto espontâneo tardio.
Ou então o parto pode acontecer já no terceiro trimestre, mas o bebê ainda é muito prematuro (com menos de 32 semanas de gravidez), o que pode causar problemas à saúde dele.
Como vou saber se meu colo do útero é fraco ou não? Normalmente, o maior indício é já ter sofrido um aborto tardio ou um parto muito prematuro, sem que houvesse outras causas. O ideal é que, depois da experiência, e antes de engravidar de novo, a mulher converse com o ginecologista e investigue o problema. Se o diagnóstico for feito antes da gravidez, será mais fácil administrar o caso e pensar em procedimentos que evitem perdas (leia o próximo item).
Se o médico considerar que você corre risco de estar com insuficiência cervical, pode pedir ultra-sons transvaginais desde o começo da gravidez para medir o comprimento do colo do útero e procurar sinais de "apagamento" (afinamento). Quanto mais curto estiver o colo do útero, maior é a possibilidade de haver parto prematuro ou aborto tardio, dependendo do tempo de gravidez.
Caso o médico detecte incompetência cervical, pode tomar algumas providências, embora os tratamentos sejam controversos.
Quando a dilatação é observada no terceiro trimestre, o obstetra pode receitar injeções de corticosteróide para ajudar a amadurecer os pulmões do bebê, e orientar a mãe a ficar em repouso absoluto, deitada, para evitar que o colo do útero sofra a pressão do peso da criança.
Ouvi dizer que dá para costurar o colo do útero. É verdade?

Sim. Existe um procedimento chamado cerclagem, ou ainda circlagem, que ajuda a manter o colo do útero fechado. Ele é mais eficaz quando feito em mulheres que sabidamente já sofrem do problema, ou seja, que já tiveram mais de um aborto tardio ou parto prematuro sem explicação. Nesse caso, a cerclagem é feita entre 13 e 16 semanas, antes que as alterações no colo do útero sejam muito visíveis.
Fazer a cerclagem depois da detecção da insuficiência istmo-cervical é mais controverso, porque alguns especialistas alegam que, além de poder não funcionar, o procedimento traz riscos que podem acabar provocando o próprio parto prematuro: infecção, ruptura da bolsa e irritação do útero, causando contrações. Médicos e cientistas ainda estão tentando concluir se os benefícios superam ou não os riscos.
Como é a cerclagem? O que acontece depois?
A cerclagem é feita no hospital, com anestesia, e muitas vezes a mulher pode ir para casa no mesmo dia. Ela pode receber, pela veia, medicamentos para inibir contrações, durante algumas horas. O médico receitará repouso nos dias seguintes, e é possível que você sinta um pouco de cólica ou tenha um leve sangramento.
As relações sexuais ficarão proibidas, por um tempo ou pela gravidez toda. Provavelmente você vai tomar remédios para evitar infecções ou parto prematuro, e será acompanhada atentamente até as 37 semanas de gravidez, quando os pontos serão retirados. A partir daí, pode ficar tranquila para esperar o trabalho de parto começar sozinho.
É possível que seu médico recomende repouso. Não há provas contundentes de que permanecer na horizontal impeça o trabalho de parto, mas a intenção é aliviar a pressão do peso do bebê sobre o colo do útero.
Quem corre mais risco de ter insuficiência do colo do útero?
São motivos para ter atenção especial ao colo uterino:
• Se você já sofreu um aborto espontâneo no segundo trimestre, ou teve um parto prematuro sem causa aparente.
• Se você já se submeteu a um procedimento para retirada de lesões pré-cancerosas no colo do útero, como a conização ou biópsia em cone, ou uma cirurgia denominada "de alta frequência".
• Você teve alguma lesão no colo do útero num parto anterior ou numa curetagem, ou fez aborto.
• Você tem um colo do útero anormalmente curto.
http://brasil.babycenter.com/pregnancy/complicacoes/insuficiencia-colo/

5 comentários:

  1. nossa adorei a postagem tirei muitas duvidas eu tive um parto prematuro meu bebe nasceu de 27 semanas por causa de uma infecção de urina mais eu descobri que tenho cistos nos ovários,e também não estava ovulando eu não menstruava,era inposivel eu engravida sem fazer um tratamento e hoje estou gravida de 14 semanas um milagre de Deus mais eu tinha muito medo de ter esse problema vou conversa com minha medica sobre esse assunto obrigada seu blog e lindo ass: Andrezza mãe do anjinho Pedro Henrique

    ResponderExcluir
  2. Andrezza, primeiramente, parabéns pela gravidez, que deus abençoe profundamente você e sua criança!!!Agora muito obrigada pelo retorno da postagem que fiz, ando pesquisando muito. AH, poste o que sua medica falar pra vc!!!
    Um grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marisa!!!
    Nossa me assustei com o título do seu blog, homenagem anjinho Lucas, também tive um anjinho Lucas em minha vida...Lucas e o Gabriel nasceram dia 17/10/12, parto prematuro de 25 semanas, ainda estou aguardando o resultado de alguns exames, mas a médica desconfia de imcopetencia do colo de útero...
    Meus dois anjinhos deixaram muita saúdade, como dói, é uma dor que nunca vai passar, mas vou ter que aprender a conviver com ela, a dor do como seria...como seria se eles estivessem aqui...

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Carla minha irmã deu a luz a um anjinho chamada VITORIA com 23 semanas de gestação a bebe faleceu com 2 dias, o medico disse que minha irmã tem a parede do utero muito fina, mas não é primeira vez que isso aconteceu o primeiro bebe nasceu morto. O meis dificil agora é a depressão dela a perda da bebe é muito grande quero poder ajudar mas não sei como.

    ResponderExcluir
  5. Ontem perdi meu Miguel Henrique, com 21 semanas, fiz a cerclagem porem no dia seguinte comecei a perder liquido !e o bb nao resistiu , agora meu anjinho esta ao lado de Deus !

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!